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@TechReport{ArrudaMontAnaz:2021:AnElEs,
               author = "Arruda, Susana Beatriz and Monteiro, Ant{\^o}nio Miguel Vieira 
                         and Anazawa, Tathiane Mayumi",
                title = "Os movimentos do Vale: an{\'a}lise dos elementos estruturantes da 
                         mobilidade na regi{\~a}o metropolitana do Vale do 
                         Para{\'{\i}}ba e Litoral Norte (RMVPLN)",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2021",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/PIBITI/INPE/CNPq.}",
             keywords = "mobilidade, tipologias, regi{\~a}o metropolitana.",
             abstract = "A Regi{\~a}o Metropolitana do Vale do Para{\'{\i}}ba e Litoral 
                         Norte (RMVPLN) pode ser entendida enquanto um espa{\c{c}}o de 
                         movimento, circula{\c{c}}{\~a}o e fluxos. A RMVPLN {\'e} 
                         constitu{\'{\i}}da historicamente por movimentos: os tropeiros, 
                         os primeiros n{\'u}cleos urbanos, os movimentos proporcionados 
                         pelo ciclo do ouro (s{\'e}culo XVIII) e ciclo do caf{\'e} 
                         (s{\'e}culo XIX), intensificados pelo processo de 
                         industrializa{\c{c}}{\~a}o (s{\'e}culo XX). Atualmente a RMVPLN 
                         {\'e} constitu{\'{\i}}da por movimentos migrat{\'o}rios, 
                         movimentos relacionados {\`a} servi{\c{c}}os, {\`a} materiais, 
                         al{\'e}m de movimentos relacionados ao turismo e lazer. E 
                         s{\~a}o esses movimentos, passados e presentes que circulam entre 
                         os territ{\'o}rios metropolitanos do Vale. Nesse contexto, este 
                         trabalho tem como objetivo analisar os elementos estruturantes da 
                         mobilidade na RMVPLN e as principais densidades organizacionais de 
                         seus sistemas de fixos e fluxos que juntos revelam a mobilidade 
                         urbana em diferentes territ{\'o}rios. A proposta 
                         metodol{\'o}gica da pesquisa foi baseada em revis{\~a}o 
                         bibliogr{\'a}fica para o estudo da mobilidade, 
                         defini{\c{c}}{\~a}o das categorias e institucionalidades de seus 
                         elementos estruturantes a partir do levantamento de dados 
                         secund{\'a}rios junto a institui{\c{c}}{\~o}es oficiais. Para 
                         complementa{\c{c}}{\~a}o de informa{\c{c}}{\~o}es, na etapa 
                         caracterizada pela continuidade do projeto, foram adquiridos dados 
                         junto a plataforma Open Street Map (OSM), via software QGIS. Estes 
                         dados compuseram a {\'u}ltima etapa de constru{\c{c}}{\~a}o do 
                         Banco de Dados Geogr{\'a}fico do projeto. Os dados referentes as 
                         vias continham informa{\c{c}}{\~o}es sobre seu tipo e 
                         caracter{\'{\i}}sticas, que auxiliaram na 
                         identifica{\c{c}}{\~a}o das Tipologias de Mobilidade da RMVPLN, 
                         nas seguintes categorias: mobilidade por vias r{\'a}pidas entre 
                         cidades; mobilidade por vias coletoras na cidade; mobilidade por 
                         vias locais ({\'a}reas urbanas e rurais); mobilidade por vias 
                         residenciais ({\'a}reas urbanas e rurais); mobilidade por vias de 
                         acesso ({\'a}reas urbanas e rurais); mobilidade ativa ({\'a}reas 
                         urbanas e rurais). O resultado da pesquisa apresenta mapeamentos 
                         sobre o uso do territ{\'o}rio nos 39 munic{\'{\i}}pios da 
                         RMVPLN, considerando os diferentes fluxos e tipologias, com o 
                         objetivo de compreender as possibilidades dos movimentos e 
                         circula{\c{c}}{\~a}o de pessoas, mercadorias, 
                         informa{\c{c}}{\~o}es e/ou capital, sendo assim a 
                         contribui{\c{c}}{\~a}o desta pesquisa est{\'a} na 
                         relev{\^a}ncia em auxiliar decis{\~o}es estrat{\'e}gicas 
                         relacionadas a pol{\'{\i}}ticas direcionadas para da mobilidade 
                         na atualidade.",
          affiliation = "{Faculdade de Tecnologia (FATEC)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "48",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34T/464PS5E",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34T/464PS5E",
           targetfile = "Relatorio_Final_PIBIC_2020_2021_Susana_Beatriz_Arruda.pdf",
        urlaccessdate = "02 maio 2024"
}


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