Fechar

@PhDThesis{Costa:2022:MéAvMa,
               author = "Costa, Lucas Lopes",
                title = "Um m{\'e}todo para avaliar a maturidade de riscos e incertezas na 
                         concep{\c{c}}{\~a}o de sistemas espaciais",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2022",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2022-11-04",
             keywords = "tomadas de decis{\~a}o informadas ao risco, an{\'a}lise de 
                         riscos, fase conceitual do ciclo de vida de projeto, sistemas 
                         espaciais, risk informed decision-making, risk analysis, space 
                         systems concept phase, space systems.",
             abstract = "Este trabalho apresenta um m{\'e}todo de avalia{\c{c}}{\~a}o, 
                         caracteriza{\c{c}}{\~a}o e comunica{\c{c}}{\~a}o da maturidade 
                         de riscos e incertezas para auxiliar tomadas de decis{\~a}o 
                         informadas ao risco (RIDM Risk Informed Decision Making). Os 
                         m{\'e}todos de an{\'a}lise de riscos tradicionalmente utilizados 
                         nas fases de projeto do desenvolvimento de sistemas espaciais 
                         t{\^e}m foco no gerenciamento de riscos e contam com 
                         informa{\c{c}}{\~o}es oriundas de an{\'a}lises formais como PRA 
                         (Probabilistic Risk Assessment), ETA (Event Tree Analysis), FTA 
                         (Fault Tree Analysis) e FMEA (Failure Modes and Effects Analysis). 
                         Entretanto, essas an{\'a}lises t{\^e}m aplica{\c{c}}{\~a}o 
                         limitada em situa{\c{c}}{\~o}es de grande incerteza e pouca 
                         disponibilidade de dados e informa{\c{c}}{\~o}es detalhadas, 
                         como a fase de concep{\c{c}}{\~a}o (fase 0 da ECSS ou 
                         pr{\'e}fase A da NASA) e, principalmente, durante estudos 
                         conceituais em ambientes de engenharia simult{\^a}nea. Neste tipo 
                         de ambiente, a an{\'a}lise de riscos {\'e} prioritariamente 
                         qualitativa e baseada na experi{\^e}ncia e conhecimento dos 
                         especialistas. A vis{\~a}o ontol{\'o}gica objetiva do conceito 
                         risco, tipicamente adotada nas {\'a}reas de Engenharia, entra em 
                         conflito com a vis{\~a}o construtivista, resultando na 
                         utiliza{\c{c}}{\~a}o de m{\'e}todos que proveem 
                         informa{\c{c}}{\~o}es limitadas (i.e., lacunas de 
                         informa{\c{c}}{\~a}o relevantes) ou pass{\'{\i}}veis de 
                         interpreta{\c{c}}{\~o}es erradas para suportar tomadas de 
                         decis{\~o}es. O m{\'e}todo proposto neste trabalho tem como 
                         objetivo prover informa{\c{c}}{\~o}es sobre os fundamentos que 
                         sustentam os riscos e incertezas identificados e julgados em um 
                         contexto de an{\'a}lise de risco, que permitam aos stakeholders 
                         uma avalia{\c{c}}{\~a}o ampla e clara de como tais riscos foram 
                         identificados, avaliados e caracterizados. O m{\'e}todo 
                         desenvolvido est{\'a} baseado na defini{\c{c}}{\~a}o de um novo 
                         conceito integrativo de maturidade de riscos, denominado iRM 
                         (individual Risk Maturity), fundamentado na tese dual de riscos e 
                         composto por quatro elementos principais, que representam os 
                         aspectos de maturidade do risco em si e do seu contexto. A forma 
                         de express{\~a}o iRML (individual Risk Maturity Level) foi 
                         desenvolvida atrav{\'e}s de duas formas distintas. A primeira, 
                         denominada iRML h{\'{\i}}brido, {\'e} uma 
                         constru{\c{c}}{\~a}o multidimensional que utiliza um modelo 
                         hier{\'a}rquico n{\~a}o uniforme, constitu{\'{\i}}do dos 
                         atributos mais relevantes para forma{\c{c}}{\~a}o da maturidade 
                         de um risco. Enquanto a segunda, denominada iRML descritivo (em 
                         escala e estratificada), constitui n{\'{\i}}veis de maturidade 
                         do iRML e seus aspectos integrados de forma descritiva, com 
                         inspira{\c{c}}{\~a}o em modelos de maturidade de capacidades e 
                         outros conceitos representados em escala (FOMs / soft metrics). As 
                         conclus{\~o}es sobre os resultados obtidos de 
                         aplica{\c{c}}{\~a}o do m{\'e}todo em estudo de caso mostram 
                         prefer{\^e}ncia para as abordagens de julgamento individual de 
                         atributos devido ambiguidade. De forma geral, as formas de 
                         express{\~a}o do conceito iRM s{\~a}o v{\'a}lidas na 
                         demonstra{\c{c}}{\~a}o de maturidade de riscos, t{\^e}m 
                         consist{\^e}ncia, s{\~a}o aplic{\'a}veis no contexto pretendido 
                         e podem ter aplica{\c{c}}{\~a}o ampliada para outros contextos. 
                         ABSTRACT: This thesis introduces a new method for assessing, 
                         characterizing and communicating the maturity of risks and 
                         uncertainties to assist risk-informed decision making (RIDM - Risk 
                         Informed Decision Making). The risk analysis methods traditionally 
                         used in the design phases of the development of space systems 
                         focus on risk management and rely on information from formal 
                         analyzes such as PRA (Probabilistic Risk Assessment), ETA (Event 
                         Tree Analysis), FTA (Fault Tree Analysis), and FMEA (Failure Modes 
                         and Effects Analysis). However, these methods have limited 
                         application in situations of deep uncertainty and little 
                         availability of data and detailed information, such as the design 
                         phase (ECSS phase 0 or NASA pre-phase A). These characteristics 
                         are more severe during conceptual studies in concurrent 
                         engineering environments. In this type of environment, risk 
                         analysis is primarily qualitative and based on the experience and 
                         knowledge of specialists. The objective ontological view of the 
                         concept of risk, typically adopted in Engineering areas, conflicts 
                         with the constructivist view, resulting in the use of methods that 
                         provide limited information (i.e., relevant information gaps) or 
                         subject to misinterpretation to support decision making. The 
                         method proposed in this thesis aims to provide information on the 
                         fundamentals that support the risks and uncertainties identified 
                         and judged in a context of risk analysis. The aim is allowing 
                         stakeholders to have a broad and clear assessment of how such 
                         risks were identified, evaluated and characterized. The method 
                         developed is based on the definition of a new integrative concept 
                         of risk maturity, called IRM (individual Risk Maturity), which is 
                         based on the dual risk thesis and composed of four main elements, 
                         that represent the maturity aspects of the risk itself and its 
                         context. The expression form iRML (individual Risk Maturity Level) 
                         was developed through two distinct ways. The first, called hybrid 
                         iRML, is a multidimensional construction that uses a non-uniform 
                         hierarchical model, consisting of the most relevant attributes for 
                         the formation of risk maturity. The second, called descriptive 
                         iRML (scale and stratified), constitutes iRML maturity levels and 
                         their integrated aspects in a descriptive way, inspired by 
                         capability maturity models and other concepts represented in scale 
                         (FOMs / soft metrics). The conclusions about the results obtained 
                         from the application of the method in a case study show a 
                         preference for approaches with the individual judgment of 
                         attributes due to ambiguity. In general, the forms of expression 
                         of the iRM concept are valid in demonstrating risk maturity, have 
                         consistency, are applicable in the intended context and may have 
                         expanded application to other contexts.",
            committee = "Loureiro, Geilson (presidente) and Sousa, Fabiano Luis de 
                         (orientador) and Chagas Junior, Milton de Freitas (orientador) and 
                         Ferreira, Mauricio Gon{\c{c}}alves Vieira and Belderrain, Mischel 
                         Carmen Neyra and Leite, Dinah Eluze Sales",
         englishtitle = "A method to assess the maturity of risks and uncertainties in the 
                         concept design of space systems",
             language = "pt",
                pages = "453",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34T/47PQE95",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34T/47PQE95",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "09 maio 2024"
}


Fechar