@InProceedings{SilvaFonsZana:2013:ApCoLQ,
author = "Silva, William Reis and Fonseca, Ijar Milagre da and Zanardi,
Maria Cec{\'{\i}}lia Franca de Paula Santos",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and unesp",
title = "Aplica{\c{c}}{\~a}o do Controlador LQR em Manobras de Rendezvous
para Sat{\'e}lite Artificial em {\'O}rbita LEO",
booktitle = "Anais...",
year = "2013",
organization = "Simp{\'o}sio Brasileiro de Automa{\c{c}}{\~a}o Inteligente, 11.
(SBAI) e Confer{\^e}ncia Brasileira de Din{\^a}mica, Controle e
Aplica{\c{c}}{\~o}es, 11 (DINCON).",
keywords = "Din{\^a}mica Orbital, Rendezvous, Controlador LQR,
Equa{\c{c}}{\~a}o de Hill-Clohessy-Wiltshire.",
abstract = "This work aims to realize a study of rendezvous maneuvers between
satellite atmospheric reentry (SARA), regarded as a chaser
vehicle, and a target vehicle in orbit LEO permanent. A
theoretical study of the dynamic equations for the relative
motion, proposed by Hill-Clohessy-Wiltshire, and a study of
control system for such rendezvous maneuver is performed,
considering the dynamics of the actuators negligible. The control
technique of multivariable Linear Quadratic Regulator (LQR) is
used as a method to design the control system making use of the
computational tool MATLAB. In simulations of rendezvous maneuvers,
it was used as a strategy, approaches between the chaser and
target vehicles by V-bar and its was analyzed the temporal
evolution of the position, velocity and the force required to the
control with the intention to evaluate the response speed of such
control system. With the graphical visualization of 3D maneuvers,
it is observed that the LQR control technique applied to the
problem was adequate and with satisfactory results. Stresses
those, to design, understand and manipulate controllers for
orbital maneuvers of rendezvous accurate can make the difference
between success or failure of a project that certainly involves
high budget. RESUMO: Este trabalho tem por objetivo realizar um
estudo de manobras de rendezvous entre o Sat{\'e}lite de
Reentrada Atmosf{\'e}- rica (SARA), considerado como um
ve{\'{\i}}culo perseguidor, e um ve{\'{\i}}culo alvo em
{\'o}rbita permanente LEO. Um estudo te{\'o}rico da modelagem
das equa{\c{c}}{\~o}es din{\^a}micas de movimento relativo,
propostas por Hill-Clohessy-Wiltshire, e um estudo do sistema de
controle para tais manobras de rendezvous {\'e} realizado,
considerando a din{\^a}mica dos atuadores desprez{\'{\i}}veis.
A t{\'e}cnica de controle de multivari{\'a}veis Regulador Linear
Quadr{\'a}tico (LQR) {\'e} utilizada como m{\'e}todo para
projetar o sistema de controle fazendo uso da ferramenta
computacional MATLAB. Nas simula{\c{c}}{\~o}es das manobras de
rendezvous, utilizou-se como estrat{\'e}gia,
aproxima{\c{c}}{\~o}es entre os ve{\'{\i}}culos perseguidor e
alvo por V-bar e s{\~a}o analisadas a evolu{\c{c}}{\~a}o
temporal da posi{\c{c}}{\~a}o, velocidade e da for{\c{c}}a
necess{\'a}ria para o controle com a inten{\c{c}}{\~a}o de
avaliar a velocidade de resposta de tal sistema de controle. Com a
visualiza{\c{c}}{\~a}o gr{\'a}fica das manobras em 3D,
observa-se que a t{\'e}cnica de controle LQR aplicada {\`a}
planta do problema mostrou-se adequada e com resultados
satisfat{\'o}rios. Salienta-se que projetar, entender e manipular
controladores cada vez mais precisos para manobras orbitais de
rendezvous pode fazer a diferen{\c{c}}a entre o sucesso ou
fracasso de um projeto que certamente envolve alto
or{\c{c}}amento.",
conference-location = "Fortaleza",
conference-year = "2013",
label = "lattes: 7752228013890691 1 SilvaFonsZana:2013:ApCoLQ",
language = "pt",
targetfile = "silva_aplicacao.pdf",
urlaccessdate = "26 abr. 2024"
}