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@InProceedings{GouveaCost:2014:InTeDe,
               author = "Gouvea, Leonardo Henrique and Costa, Fernando de Souza",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Investiga{\c{c}}{\~a}o Te{\'o}rica do Desempenho Propulsivo de 
                         Propelentes H{\'{\i}}bridos",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2014",
         organization = "Congresso Nacional de Engenharia Mec{\^a}nica, 8. (CONEM).",
            publisher = "ABCM",
                 note = "{Setores de Atividade: Pesquisa e desenvolvimento 
                         cient{\'{\i}}fico.}",
             keywords = "propuls{\~a}o h{\'{\i}}brida, desempenho te{\'o}rico, 
                         parafina, per{\'o}xido de hidrog{\^e}nio, hybrid rocket 
                         propulsion, theoretical performance, parafinn wax, hydrogen 
                         peroxide.",
             abstract = "Uma das maiores limita{\c{c}}{\~o}es no emprego da 
                         propuls{\~a}o h{\'{\i}}brida de grande empuxo {\'e} a baixa 
                         taxa de regress{\~a}o apresentada pelos combust{\'{\i}}veis 
                         s{\'o}lidos convencionais. No entanto, combust{\'{\i}}veis que 
                         formam uma camada l{\'{\i}}quida na superf{\'{\i}}cie do 
                         gr{\~a}o, como {\'e} o caso da parafina, permitem a 
                         obten{\c{c}}{\~a}o de altas taxas de regress{\~a}o. O 
                         per{\'o}xido de hidrog{\^e}nio {\'e} um oxidante 
                         l{\'{\i}}quido de densidade relativamente alta. A escolha do par 
                         propelente requer o conhecimento das suas caracter{\'{\i}}sticas 
                         propulsivas. Este trabalho compara os desempenhos propulsivos 
                         te{\'o}ricos da combust{\~a}o da parafina com diferentes 
                         oxidantes e da combust{\~a}o do per{\'o}xido de hidrog{\^e}nio 
                         com diferentes combust{\'{\i}}veis. S{\~a}o calculadas as 
                         velocidades caracter{\'{\i}}sticas, os coeficientes de empuxo, 
                         impulsos espec{\'{\i}}ficos e densidades de impulso 
                         espec{\'{\i}}fico te{\'o}ricos, considerando expans{\~a}o 
                         ideal dos produtos da combust{\~a}o no v{\'a}cuo, com regime 
                         congelado ao longo da tubeira. ABSTRACT: An important limitation 
                         for the adoption of hybrid rocket propulsion in high thrust level 
                         systems, is the low regression rate associated with classical 
                         solid fuels. However, solid fuels which form a liquid layer on the 
                         grain surface (e.g. paraffin), allow high regression rates. 
                         Hydrogen peroxide is a liquid oxidiser with relatively high 
                         density. The choice of a propellant combination requires the 
                         knowlegde of their propulsive characteristics. This work compares 
                         the theoretical propulsive parameters of the paraffin wax 
                         combustion with different oxidizers and hydrogen peroxide 
                         combustion with different fuels. The characteristic velocities, 
                         thrust coefficients, specific impulses and density specific 
                         impulses are calculated, assuming ideal expansion of the 
                         combustion products in vacuum, with frozen flow throughout the 
                         nozzle.",
  conference-location = "Uberl{\^a}ndia",
      conference-year = "10-15 ago., 2014.",
                label = "lattes: 6600426630222951 2 GouveaCost:2014:InTeDe",
             language = "pt",
           targetfile = "CONEM2014-0697- final.doc",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}


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