@Article{LimaSantosMiDéBaMeCa:2015:OpSoHy,
author = "Lima Santos, Leonardo Bacelar and Miranda, Tiago Nogueira S{\'a}
and D{\'e}cia Fratari, J{\'e}ssika Caroline and Baldo Bacelar,
Roberta and Medina, Camila Beltr{\~a}o and Carvalho, Solon
Ven{\^a}ncio de",
affiliation = "{Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais
(CEMADEN)} and {Faculdade de Tecnologia (FATEC)} and {Faculdade de
Tecnologia (FATEC)} and {Faculdade Anhanguera} and {Faculdade
Anhanguera} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)}",
title = "HydroC - An open source hydrological library with educational
purposes",
journal = "Modelling in Science Education and Learning",
year = "2015",
volume = "8",
number = "1",
pages = "35--43",
keywords = "Watersheds, open source software, natural disasters, Bacias
hidrogr{\'a}ficas, software livre, desastres naturais.",
abstract = "O objeto f{\'{\i}}sico bacia hidrogr{\'a}fica {\'e} t{\~a}o
importante para o monitoramento hidrol{\'o}gico quanto o seu
conceito {\'e} para a educa{\c{c}}{\~a}o em desastres naturais.
A biblioteca aberta HydroC promove a delimita{\c{c}}{\~a}o de
bacias hidrogr{\'a}ficas a partir de fun{\c{c}}{\~o}es
elativamente simples, desenvolvidas com fins educacionais. Um
estudo de caso foi feito com alunos da disciplina de
Introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} Ci{\^e}ncia da
Computa{\c{c}}{\~a}o de um curso de gradua{\c{c}}{\~a}o em
Engenharia Ambiental. A cria{\c{c}}{\~a}o da HydroC e a
disponibiliza{\c{c}}{\~a}o deste conte{\'u}do em ambiente
virtual, colaborativo, livre e gratuito, torna esta proposta uma
estrat{\'e}gia metodol{\'o}gica alternativa de ensino e de
aprendizagem democr{\'a}tica, que viabiliza o acesso de pessoas
leigas e de potenciais formadores de opini{\~a}o e conhecimento a
um conte{\'u}do de forte contexto social: desastres naturais.
ABSTRACT: The physical object of watershed is so important for
hydrological monitoring as their concept is for education in
natural disasters. The open library HydroC promotes the
delineation of watersheds from relatively simple functions,
developed for educational purposes. A case study was done with
students of Introduction to Computer Science with an undergraduate
degree in Environmental Engineering. The creation of HydroC and
its delivering in a collaborative, free and open platform make
this proposal an interesting alternative education resource about
natural disasters.",
doi = "10.4995/msel.2015.2338",
url = "http://dx.doi.org/10.4995/msel.2015.2338",
issn = "1988-3145",
label = "lattes: 3368137994024629 6 LimaSantosMiD{\'e}BaMeCa:2015:OpSoHy",
language = "pt",
urlaccessdate = "18 abr. 2024"
}