Fechar

@Article{LimaSantosMiDéBaMeCa:2015:OpSoHy,
               author = "Lima Santos, Leonardo Bacelar and Miranda, Tiago Nogueira S{\'a} 
                         and D{\'e}cia Fratari, J{\'e}ssika Caroline and Baldo Bacelar, 
                         Roberta and Medina, Camila Beltr{\~a}o and Carvalho, Solon 
                         Ven{\^a}ncio de",
          affiliation = "{Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais 
                         (CEMADEN)} and {Faculdade de Tecnologia (FATEC)} and {Faculdade de 
                         Tecnologia (FATEC)} and {Faculdade Anhanguera} and {Faculdade 
                         Anhanguera} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 
                         (INPE)}",
                title = "HydroC - An open source hydrological library with educational 
                         purposes",
              journal = "Modelling in Science Education and Learning",
                 year = "2015",
               volume = "8",
               number = "1",
                pages = "35--43",
             keywords = "Watersheds, open source software, natural disasters, Bacias 
                         hidrogr{\'a}ficas, software livre, desastres naturais.",
             abstract = "O objeto f{\'{\i}}sico bacia hidrogr{\'a}fica {\'e} t{\~a}o 
                         importante para o monitoramento hidrol{\'o}gico quanto o seu 
                         conceito {\'e} para a educa{\c{c}}{\~a}o em desastres naturais. 
                         A biblioteca aberta HydroC promove a delimita{\c{c}}{\~a}o de 
                         bacias hidrogr{\'a}ficas a partir de fun{\c{c}}{\~o}es 
                         elativamente simples, desenvolvidas com fins educacionais. Um 
                         estudo de caso foi feito com alunos da disciplina de 
                         Introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} Ci{\^e}ncia da 
                         Computa{\c{c}}{\~a}o de um curso de gradua{\c{c}}{\~a}o em 
                         Engenharia Ambiental. A cria{\c{c}}{\~a}o da HydroC e a 
                         disponibiliza{\c{c}}{\~a}o deste conte{\'u}do em ambiente 
                         virtual, colaborativo, livre e gratuito, torna esta proposta uma 
                         estrat{\'e}gia metodol{\'o}gica alternativa de ensino e de 
                         aprendizagem democr{\'a}tica, que viabiliza o acesso de pessoas 
                         leigas e de potenciais formadores de opini{\~a}o e conhecimento a 
                         um conte{\'u}do de forte contexto social: desastres naturais. 
                         ABSTRACT: The physical object of watershed is so important for 
                         hydrological monitoring as their concept is for education in 
                         natural disasters. The open library HydroC promotes the 
                         delineation of watersheds from relatively simple functions, 
                         developed for educational purposes. A case study was done with 
                         students of Introduction to Computer Science with an undergraduate 
                         degree in Environmental Engineering. The creation of HydroC and 
                         its delivering in a collaborative, free and open platform make 
                         this proposal an interesting alternative education resource about 
                         natural disasters.",
                  doi = "10.4995/msel.2015.2338",
                  url = "http://dx.doi.org/10.4995/msel.2015.2338",
                 issn = "1988-3145",
                label = "lattes: 3368137994024629 6 LimaSantosMiD{\'e}BaMeCa:2015:OpSoHy",
             language = "pt",
        urlaccessdate = "18 abr. 2024"
}


Fechar