Brasao UFSM

Anais 23ª JAI

Início   Comissões   Programação   Trabalhos

AMPLIAÇÃO DO PROTÓTIPO DE TELESCÓPIO MULTIDIRECIONAL DE RAIOS CÓSMICOS DE ALTA ENERGIA – MUONS: PARTICIPAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO E DE ENGENHARIA, E ANÁLISE PRELIMINAR DOS DADOS – SICINPE 2008

Nikolas Kemmerich1  Alisson Dal Lago2  Nelson Jorge Schuch3  

Objetivos
Estudo do Telescópio Multidirecional de Raios Cósmicos de Alta Energia - muons na parte técnica de funcionamento, análise de dados de seu protótipo e do sistema expandido juntamente com dados do meio interplanetário coletados pelo satélite da NASA, ACE localizado em órbita no ponto lagrangeano L1.

Metodologia
Utilizaram-se dados do telescópio protótipo e expandido, o primeiro foi instalado em 2001 no Observatório Espacial do Sul - OES/CRS/CIE/INPE-MCT em São Martinho da Serra, RS, e expandido em dezembro de 2005. O protótipo foi constituído com 2 camadas de 4 detectores (2x2x2) com resolução temporal de uma hora. O telescópio expandido é constituído de 56 detectores (2x4x7)permitindo resolução temporal de um minuto. Utilizaram-se, também, dados do meio interplanetário coletados pelo satélite da NASA, ACE localizado em órbita no ponto Lagrangeano L1. O índice Dst permite resposta à tempestades geomagnéticas e estes dados foram obtidos no site http://swdcwww.kugi.kyoto-u.ac.jp/index.html da Universidade de Kyoto no Japão que monitora este índice geomagnético.


Resultados
O novo sistema telescópio expandido é constituído de 56 detectores (2x4x7) permitindo uma resolução temporal de um minuto, sendo 7 vezes mais preciso que o protótipo e melhor integrando a Rede Mundial de Detectores de muons. O Telescópio Detector de Raios Cósmicos, muons, permite resposta à ocorrencia de tempestdades geomagnéticas na forma de decréscimo de 1% a 10% na contagem de muons (decréscimo de Forbush).

Conclusão
Ejeções Coronais de Massa blindam raios cósmicos e influenciam na sua modulação no geoespaço. Muons são partículas originadas da colisão de raios cósmicos originados no espaço exterior com os componentes da Atmosfera Terrestre. Assim podem-se utilizar detectores de raios cósmicos terrestres para estudar previsão e as causas interplanetária de tempestades geomagnéticas, através da analise da modulação destes raios cósmicos.



1 Autor
2 Orientador
3 Co-Autor