Brasao UFSM

Anais 23ª JAI

Início   Comissões   Programação   Trabalhos

ESTUDOS DA VARIABILIDADE DA AEROLUMINESCÊNCIA DAS EMISSÕES DE HIDROXILA NA MESOSFERA SUPERIOR

Guilherme Grams1  Delano Gobbi2  Nelson Jorge Schuch3  

Objetivos

A proposta do Projeto de Pesquisa tem como objetivo principal o estudo da variabilidade da aeroluminescência das emissões de hidroxila na mesosfera superior.



Metodologia

A aeroluminescência é a radiação continuamente emitida pela atmosfera terrestre, possuindo intensidade relativamente tênue em extensa faixa espectral que vai do ultravioleta ao infravermelho. As camadas de emissão de aeroluminescência ocorrem entre 80 e 300 km de altitude, devido a reações iônicas e fotoquímicas. Por questões técnicas (avaria no fotômetro FotOH 6,2), a execução do Projeto foi re-adequada para permitir o estudo e a análise da aeroluminescência do oxigênio atômico na região da alta atmosfera. Para investigação da aeroluminescência atmosférica, utilizou-se o fotômetro FOTSUL e um imageador “all sky, que estão instalados no Observatório Espacial do Sul – OES/CRS/CIE/INPE - MCT, (29°S, 53°W), em São Martinho da Serra, RS.



Resultados

Para se obter um perfil mensal da aeroluminescência do OI 557,7 e do OI 630 nm, a primeira ação foi plotar os dados referentes a cada mês, de 2001 a 2006. Os valores de intensidade foram normalizados e considerando esses valores, geraram-se os perfis mensais, considerando-se as médias da intensidade e do tempo, além do desvio padrão das intensidades. Em termos da emissão do OI 630 nm, de fevereiro à outubro, oscilações típicas, com presença de inflexões foram observadas, enquanto que de março à setembro, tendências de decaimento exponencial foram registradas. De abril à setembro, um incremento na intensidade pôde ser visualizado. Entretanto, de outubro à fevereiro,o comportamento foi oposto. Para o OI 557,7 nm, de abril à setembro, o perfil de emissão mostra um aumento ao longo do monitoramento. De outubro à fevereiro, os perfis de emissão mostraram uma variabilidade constante.



Conclusão

Com esses dados recolhidos pelo fotômetro FOTSUL e os dados obtidos pelo fotômetro instalado no Centro Espacial de Cachoeira Paulista, SP (22.7°S, 45°W), foi iniciada uma analise e comparação da variabilidade da aeroluminescência do oxigênio atômico para esses sítios de observação.




1 Autor
2 Orientador
3 Co-Autor