Brasao UFSM

Anais 23ª JAI

Início   Comissões   Programação   Trabalhos

ESTUDO DAS MARÉS ATMOSFÉRICAS NA ALTA ATMOSFERA DO SUL BRASILEIRO - SICINPE 2008

Tiago Domingos Dos Santos1  Dr. Barclay Robert Clemesha - Dae/cea/inpe – Mct2  Dr. Nelson Jorge Schuch – Crs/cie/inpe - Mct3  

Objetivos

O objetivo deste trabalho é o estudo da Mesosfera no Sul do Brasil, especialmente o estudo relacionado ao fenômeno de marés atmosféricas, que juntamente com as ondas de gravidade e ondas planetárias apresentam grande relevância na fenomenologia do movimento da mesosfera e baixa termosfera.



Metodologia

O SkiYmet é um radar interferométrico que utiliza uma antena, do tipo Yagi de três elementos, para emitir pulsos eletromagnéticos com freqüência de 35,24 Mhz na faixa entre 70 e 100 Km de altura, e cinco antenas receptoras do tipo Yagi de dois elementos, dispostas em formato de cruz com espaçamento de 2λ e 2,5λ. Os pulsos são refletidos quando se chocam com os rastros ionizados deixados por um meteoro ao sofrer atrito com as partículas constituintes da atmosfera quando de sua precipitação. O pulso é refletido em forma de eco, sendo recebido pelas cinco antenas receptoras. Assim, para cada sinal refletido, ou seja, para cada eco de meteoro, o SkiYMET determina através da correlação entre os sinais das antenas e do atraso do pulso eletromagnético, altura, azimute e velocidade radial dos ventos, coletando um número suficiente de ecos de meteoros ao longo do dia. Permitindo assim, um entendimento compreensivo do campo de ventos atmosféricos na faixa de 70 a 110 km de altura.



Resultados
O radar faz a correlação das informações coletadas pelos dez canais (Dois canais por antena) do recpetor e calcula a velocidade radial, os ângulos zenitais e azimutais, o alcance do alvo, a altura e os atrasos entre os sinais transmitido e recebido. Estes cálculos são registrados em tabelas e gravados em arquivos de dados brutos. Esses arquivos brutos podem ser processados de forma a fornecer os valores das componentes do vento.

Conclusão

Com a aquisição do Radar de Rastros Meteóricos – SKiYMET, pelo CRS/CIE/INPE - MCT no Sul do Brasil, os ventos da região da Mesopausa estão sendo medidos continuamente em três locais na América do Sul: São João do Cariri (7.5°S, 36.5°O), Cachoeira Paulista (22.7°S, 45.0°O) e Santa Maria (29.7°S, 53.7°O), colocando o Brasil na Rede Internacional de Radares, possuindo equipamentos sofisticados para estudos e pesquisas da Mesosfera local e das Ciências Atmosféricas da América do Sul.




1 Autor
2 Orientador
3 Co-Autor