Brasao UFSM

Anais 23ª JAI

Início   Comissões   Programação   Trabalhos

ESTUDOS DE SPRITES E EVENTOS LUMINOSOS TRANSIENTES (TLEs) – SICINPE 2008

Caitano Luiz Da Silva1  Dra. Fernanda De São Sabbas Tavares - Dae/cea/inpe - Mct2  Damaris Kirsch Pinheiro3  Dr. Nelson Jorge Schuch - Crs/cie/inpe - Mct3  

Objetivos
O presente trabalho tem por objetivo construir uma sólida formação acadêmica através de uma ampla revisão da literatura científica da área de pesquisa em TLEs, que é relativamente nova, com cerca de 20 anos.


Metodologia
O trabalho apresenta uma revisão geral com a caracterização dos principais fenômenos luminosos que ocorrem na alta troposfera, estratosfera/mesosfera. Fenômenos que são coletivamente denominados como TLEs (Transient Luminous Events), dentre os quais se destacam: os Sprites, os Jatos Azuis (Blue Jets), os Precursores Azuis (Blue Starters) e os ELVES (Emissions of Light and Very Low Frequency Perturbations from Eletromagnetic Pulse Sources).


Resultados
Os sprites, bem como os demais TLEs, são fenômenos luminosos associados a grandes tempestades e se manifestam na alta estratosfera e na mesosfera, estendendo-se até a região D da ionosfera. Sprites representam a componente óptica da emissão gerada por descargas provenientes de tempestades elétricas.

Conclusão
Medidas de sprites são realizadas através de câmeras com alta resolução tanto espacial como temporal, capazes de detectar mínimas variações de luminosidade. Dispositivos como estes foram utilizados nas mais importantes campanhas para observação destes fenômenos, como a campanha “Sprites94”, que deu origem ao nome do fenômeno e a “1999 Sprites Ballon Campaign”, a qual contou com lançamento de equipamentos sensíveis sofisticados por balões.



1 Autor
2 Orientador
3 Co-Autor