Brasao UFSM

Anais 23ª JAI

Início   Comissões   Programação   Trabalhos

ESTUDOS DE SUBSISTEMAS DE ENERGIA E POTÊNCIA PARA PEQUENOS SATÉLITES PARA APLICAÇÃO AO NANOSATC-BR – SICINPE 2008

Rafael Lopes Costa1  Petrônio Noronha De Souza2  Nelson Jorge Schuch3  

Objetivos
Programas de pesquisas de iniciação científica e tecnológica estão sendo desenvolvidos no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRS/CIE/INPE – MCT por alunos de graduação do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.


Metodologia
Com o apoio de engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE/MCT, para a consolidação do projeto do um pequeno satélite da classe dos CubeSats, o NANOSATC-BR que será o primeiro satélite Brasileiro da classe. O Projeto de Pesquisa concentra-se no subsistema de suprimento de energia para o satélite NANOSATC-BR. Suas funções são gerar potência elétrica suficiente para alimentar os subsistemas do NANOSATC-BR e para a sua carga útil a partir de células solares fotovoltaicas, armazenar a energia que não for utilizada de imediato em baterias recarregáveis, distribuir, regular e controlar a energia através de microcontroladores eletrônicos.


Resultados
Um balanço preliminar da potência com as profundidades de descarga das baterias em cada órbita é apresentado, considerando que o satélite será colocado em uma órbita polar baixa (entre 600 e 700 km) e possivelmente sem controle de atitude.


Conclusão
O balanço, mostra o consumo aproximado de potência de cada subsistema e da carga útil, que é um magnetômetro destinado a fazer medições do campo magnético terrestre, mais especialmente na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul.



1 Autor
2 Orientador
3 Co-Autor