Brasao UFSM

Anais 23ª JAI

Início   Comissões   Programação   Trabalhos

ESTUDOS DO PLASMA IONOSFÉRICO NA REGIÃO DA ANOMALIA GEOMAGNÉTICA DO ATLÂNTICO SUL - SICINPE 2008

Antonio Marcos Martins Silveira1  Dr. Polinaya Muralikrishina2  Dr. Nelson Jorge Schuch3  

Objetivos
O objetivo principal do Projeto de Pesquisa é estudar o comportamento da Ionosfera na região da Anomalia Geomagnética do Atlântico Sul (AMAS), através dos dados observacionais obtidos com o equipamento Riômetro.


Metodologia
O Riômetro Imageador instalado no Observatório Espacial do Sul - OES/CRS/CIE/INPE - MCT, em São Martinho da Serra, RS, é composto por um conjunto de 16 antenas, formando uma matriz 4x4 que detecta rádio sinais na frequência centrada em 38,2 MHz. O Riômetro permite analisar a variação do ruído cósmico incidente no solo, obtendo dados indiretamente da variação da densidade eletrônica, que ocorre na camada D, região mais baixa da Ionosfera. Em um dado ponto do espaço, fora da interferência da Atmosfera Terrestre, o ruído cósmico é constante. Ao se propagar na Atmosfera, parte de sua energia de onda é transferida para o meio. Com isso a intensidade do sinal captado pelo Riômetro será menor, pois quanto maior for à absorção do sinal do ruído cósmico maior será a densidade eletrônica do meio. A análise dos dados é feita comparando a intensidade do ruído cósmico incidente na superfícieterrestre entre dias magneticamente calmos em diferentes períodos do ano.

Resultados
A análise dos dados obtidos com o Riômetro permite a determinação da densidade eletrônica da Ionosfera. Esta análise é realizada comparando a intensidade do sinal do ruído cósmico incidente no solo em dias magneticamente calmos com períodos magneticamente perturbados. Uma densidade eletrônica maior na Ionosfera sugere uma ionização extra, o que pode ter sido ocasionada por um evento solar. 


Conclusão
O Riômetro é uma importante ferramenta utilizada no estudo dos fenômenos ionosféricos como a instabilidade e a precipitação de partículas. Esses fenômenos são de grande importância para as radiocomunicações. Através dos dados obtidos do equipamento Riômetro pode-se determinar o nível da absorção na baixa Ionosfera, camadas D e E, o que permite o estudo da influência da AMAS na precipitação de partículas energéticas nessa região.


1 Autor
2 Orientador
3 Co-Autor