Brasao UFSM

Anais 23ª JAI

Início   Comissões   Programação   Trabalhos

INTERFACE MECÂNICA ENTRE O SATÉLITE E O LANÇADOR PARA O LANÇAMENTO DE SATÉLITES MINIATURIZADOS

Eduardo Ceretta Dalla Favera1  Dr. Otavio Santos Cupertino Durão2  Dr. Nelson Jorge Shuch3  

Objetivos

Analisar aspectos e questões importantes ligadas ao lançamento de satélites miniaturizados e verificar, com especificações, o tipo de interface que se faz necessária entre o satélite e o lançador para futura aplicação na Missão Nano-Satélite Científico Acadêmico Brasileiro - NANOSATC-BR.



Metodologia

A Missão NANOSATC-BR consiste em um programa integrado de Pesquisa Espacial com desenvolvimento de Engenharias e Tecnologias Espaciais na forma de um Nano Satélite Científico Brasileiro com o objetivo científico de monitorar em tempo real o geoespaço, os distúrbios observados na magnetosfera terrestre.

A estruturação do projeto foi subdivido em três módulos: o primeiro trata sobre o levantamento de conceitos relacionados ao lançamento de satélites miniaturizados desenvolvidos mundialmente; o segundo apresenta informações sobre o lançamento de múltiplos satélites e o equipamento específico necessário à interface dos satélites com os lançadores e a sua colocação nos veículos lançadores. O último módulo compara sistemas de lançamentos de satélites miniaturizados com sistemas de lançamento de satélites de maiores dimensões.



Resultados

No módulo foi desenvolvida a pesquisa de conceitos iniciais necessários para a compreensão dos dois outros módulos, tais como: introdução a satélites, a satélites miniaturizados e ao padrão Cubesat. foi pesquisada e elaborada uma cronologia dos lançamentos de satélites miniaturizados, onde estão presentes lançamentos de satélites nacionais (UNOSAT e o 14bisSat, que não foram colocados em órbitas por uma série de razões) e internacionais.

No módulo dois foram apresentadas as características gerais e específicas do lançador de Cubesats de maior uso atualmente, o P-POD, juntamente com detalhes do sistema de temporização de ejeção de cubesats, utilizado no P-POD.

O módulo três destaca uma relação de alguns veículos lançadores de Cubesats nos quais o NANOSATC-BR possa ser inserido para um futuro lançamento. Como tambeém verifica e a interface P-POD com o veículo e as condições que o NanoSatC-Br deve atender para seu correto funcionamento e instalação no P-POD.



Conclusão

De posse da revisão bibliográfica de satélites miniaturizados foi possível a montagem de uma cronologia de lançamento destes. Pôde-se, também, concluir qual é o padrão mais usado, atualmente, no lançamento de satélites miniaturizados, o Cubesat.

Visando a construção do NANOSATC-BR baseado no padrão Cubesat, obteve-se conceitos sobre a interface entre o satélite e o P-POD, entre o P-POD e o veículo de lançamento e os principais veículos que possam colocar o NANOSATC-BR em órbita.






1 Autor
2 Orientador
3 Co-Autor