Brasao UFSM

Anais 23ª JAI

Início   Comissões   Programação   Trabalhos

SIMULAÇÃO DO CAMPO MAGNÉTICO TERRESTRE AO LONGO DA ÓRBITA DO NANOSATC-BR

Lorenzo Marzari Felix1  Ijar Milagre Da Fonseca2  Nelson Jorge Schuch3  

Objetivos

O Projeto tem como objetivo analisar e arquivar dados do campo magnético da Terra ao longo da órbita do satélite da Missão Nanosatélite Científico Acadêmico Brasileiro - NANOSATC-BR, para comparação com as futuras medidas a serem obtidas a partir dos experimentos científicos do NANOSATC-BR.



Metodologia

A Missão NANOSATC-BR visa produzir um satélite miniaturizado, da classe dos Cubesats - os quais são cubos 10cm x 10cm x 10cm e massa em torno de 1 kg. O Projeto propõem extensa revisão bibliográfica dos conceitos fundamentais sobre campo magnético, com ênfase no campo magnético terrestre, sua magnitude, direção e sentido bem como sua aplicação para o controle de atitude geomagnético de veículos espaciais via utilização de bobinas magnéticas como atuadores. A pesquisa bibliográfica está sendo realizada com apoio das ferramentas da internet, utilizando "sites" de busca com chaves tais como cubesats, controle de atitude, campo magnético, dando ênfase às possíveis aplicações à Missão NANOSATC-BR.



Resultados

A revisão inclui a modelagem e simulação de órbita de satélites uma vez que a utilização do campo geomagnético para fins de controle de atitude requer o conhecimento da posição do satélite em cada ponto de sua órbita. Para cada posição tem se uma magnitude de campo, com diferentes direções e sentidos, dependendo da posição do veículo ao longo de sua órbita. O foco deste trabalho é a magnitude do campo magnético local, não requerendo, portanto, o conhecimento da atitude do satélite.



Conclusão

O status atual do trabalho se concentra no levantamento bibliográfico para fins de estudo e compreensão dos conceitos fundamentais sobre o campo geomagnético, sua configuração na envoltura da Terra, suas aplicações na área de dinâmica e controle de atitude, e dos conceitos fundamentais de órbita de veículos espaciais.




1 Autor
2 Orientador
3 Co-Autor