Brasao UFSM

Anais 23ª JAI

Início   Comissões   Programação   Trabalhos

VARIAÇÃO COM O CICLO SOLAR DAS PULSAÇÕES GEOMAGNÉTICAS DE PERÍODOS LONGOS (1.0 – 10 mHz) NA REGIÃO DA ANOMALIA MAGNÉTICA DO ATLÂNTICO SUL – AMAS – SICINPE 2008

Willian Rigon Silva1  Dr. Severino Luiz Guimarães Dutra (dge/cea/inpe-mct)2  Dr. Nalin Babulal Trivedi (dge/cea/inpe-mct)3  Dr. Nelson J. Schuch (crs/cie/inpe-mct)3  

Objetivos

  O Projeto de Pesquisa tem como objetivo o estudo das pulsações de baixas freqüências do campo magnético da Terra, relacionando sua variação com o ciclo solar na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul.



Metodologia

  As medições são realizadas utilizando magnetômetros do tipo fluxgate (núcleo saturado), instalado no Observatório Espacial do Sul – OES/CRS/CIE/INPE – MCT, em São Martinho da Serra, SMS, (29o,43 S, 53o,82 W), RS, Brasil. A partir dos dados coletados é feita uma análise da intensidade do Campo Geomagnético nas componentes H, D e Z. Esta análise é realizada utilizando filtragem digital para realçar as pulsações de períodos entre 150 – 600 segundos (banda Pc5) na região espectral de 1.0 – 10mHz.



Resultados

  O estudo foi concentrado sobre a grande região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS), onde o Campo Geomagnético possui uma característica única, sendo a de menor intensidade sobre a superfície terrestre. Como conseqüência, na região da AMAS existe uma maior facilidade de precipitação de partículas do vento solar eletricamente carregadas.



Conclusão

   Na fase do máximo solar, o vento solar fica mais intenso e devido a sua interação com a Magnetosfera induz perturbações de maior intensidade no Campo Geomagnético. É importante e interessante o estudo das pulsações na fase do máximo solar, para melhor compreendermos como o Campo Geomagnético funciona e permitir prever com antecedência possíveis tempestades geomagnéticas, que afetam equipamentos sensíveis tanto no solo como no geoespaço.




1 Autor
2 Orientador
3 Co-Autor